Cerimonial de 15 anos: Como Organizar uma festa dos sonhosCasa Mentos

Cerimonial de 15 anos: Como Organizar

20.09.2016

Cerimonial de 15 anos: Como Organizar?

E hoje nós vamos falar um pouquinho sobre uma das comemorações mais esperadas pelas meninas e pelas mãezonas também: as tradicionais (e não tão tradicionais) festas de 15 anos!

Por que Antigamente, a celebração era a apresentação da menina à sociedade, uma espécie de cerimônia de passagem para a vida adulta. Apesar de atualmente, isso soar muito sério, a festa continua sendo um marco na vida das meninas, mas de uma forma muito mais descolada e animada.

Aqui na Casa Mentos, recebemos debutantes com os estilos mais variadas: das mais românticas, passando pelas mas clássicas, e chegando às baladeiras.
E nesse caso, não tem outra forma: o seu jeitinho, querida debutante, e suas preferências é que ditarão o ritmo da festa.

Por que se você está em dúvida em como fazer para celebrar a sua festa de 15 anos ou a festa da sua filha, continue lendo que nós vamos falar exatamente sobre isso. Fazer ou não o cerimonial? Com quem dançar? Essas e outras dúvidas você tira abaixo!


– ANTES DE TUDO – 

E antes da recepção acontecer, o ideal é que todas as fotos protocolares sejam feitas. E se houver mais de um roupa, todas devem ser usadas nesse momento.

Se a ideia é tirar fotos com os familiares mais próximos, peça para que eles cheguem antes da recepção iniciar, e dessa forma que não percamos tempo quando a festa começar a bombar.

E não se preocupe: o cerimonial, caso tenha contratado um, organizará tudo e todos pra que isso aconteça de forma rápida, dinâmica e não dolorosa. rs!

Foto: Leonardo Bentevengue


– NA RECEPÇÃO –

Receba seus convidados já no salão. Abrace e cumprimente todos!

Por que tenho certeza que eles adorarão ser recebidos por você e se deparar com uma festa todinha pensada para o conforto e bem estar deles.

Mas nesse momento, com certeza o serviço de buffet já deverá estar funcionando e a música, deverá ser calma e não muito alta.

Cerimonial de 15 anos: Como Organizar

Foto: IsoFotografia


– ABERTURA DE PISTA DE DANÇA –

E hoje em dia, a maioria das debutantes tem optado por fazer a abertura da pista de dança com as amigas/amigos.
Isso implica em: escolher um grupo de amigos e dançar uma coreografia bem ensaiada, e ao som de alguma música do momento.

Geralmente, esse momento acontece 1 hora depois do início da recepção e serve pra avisar: “galera, a pista está liberada!!! Dj, aumenta o som!!!!

Tem troca de roupa?! Em geral, aniversariante e amigas trocam de roupa para a dança e depois, voltam com suas roupas iniciais.

Cerimonial de 15 anos: Como Organizar

Foto: Robson Freire


– E O CERIMONIAL –

E como organizar um ceremonial? Haverá troca de roupa, de cabelo e retoque de maquiagem!? Por que isso demora, pelo menos, 40 minutos pra acontecer. Mas a equipe de cerimonial contratado se encarregará de chamar a debutante 40 minutos antes do início do cerimonial, tudo bem?!

E mas uma vez, esse protocolo depende da aniversariante (e, as vezes, um pouco dos pais).

// Algumas, acham perda de tempo e chato homenagear amigos e familiares. Mas nesse caso, elas optam apenas por dançar com pai, irmãos, avôs, padrinhos, tios e quem sabe, um príncipe.
// Já outras, acreditam que as homenagens não podem faltar e bolam um texto lindo pra falar de cada um dos escolhidos para receber mas um abraço nesse momento. E depois, seguem o ritual das danças.
// E tem, ainda, as que querem tudo isso e mais a valsa com 15 casais de amigos, ou apenas 15 amigas.

Por que Todo e qualquer formato de cerimonial é válido, desde que ele faça parte do seu sonho. 

Mas atente para mas alguns detalhes:

  1. 1. Em caso de homenagem: considere contratar um mestre de cerimônias para fazer uma leitura limpa e dinâmica do cerimonial. 
  2. 2. Contrate um cerimonial. Uma equipe para organizar e maestrar tudo é essencial e para que vocês fiquem tranquilas.
  3. 3.  Apesar de ser um sonho, tente minimizar o tempo de cerimonial. E esse momento pode se tornar uma tortura para  os convidados, mas além de comer um tempão de festa, música e agitação. 
  4. 4.  E as amigas irão te homenagear? Mães, conversem com as meninas para que elas escrevam textos curtos e leiam de forma pausada. Caso contrário, caímos no item acima: tempo de cerimonial além do previsto e convidados entediados. 
  5. 5.  Cuidado com a quantidade de troca de roupas: por que quanto mais modelitos diferentes, mais tempo de festa se perde. 

Foto: IsoFotografia


– UM CERIMONIAL NA PRÁTICA –

Cerimonial de 15 anos: Como Organizar? Vou contar mas pra vocês como foi o cerimonial da Maithê, que teve um pouquinho de cada:

// Maithê teve 4 roupas. Nesse caso, antes da recepção começar, ela tirou fotos com cada uma delas. E em seguida, seus familiares foram chegando para também tirarem fotos.

// E feito isso, era hora de receber os convidados.

// Programamos a abertura da pista para as 22h. Por que nesse caso, Maithê e as amigas trocaram de roupa e fizeram a coreografia de abertura. Mas ensaiado e compassado, impossível.
E em seguida, elas trocaram de roupa novamente e so voltaram pra curtir a festa.

// Minutos depois, já era tempo de Maithê se trocar para darmos início ao cerimonial. E esse so aconteceu da seguinte forma:

:: Dança com pai;
:: Dança com irmão mais velho
:: Dança com irmão mais novo e mãe
:: Dança com príncipe
:: Início da leitura das homenagens (pais, irmãos, avó, tios de sangue, tios do coração, amigas)
:: As amigas também homenagearam Maithê. Como ela tem 3 grupos de amigas muito próximas, ela recebeu 3 homenagens
:: Leitura de finalização e parabéns
:: Ah! E por fim, nossa última troca de roupa de Maithê: apenas tiramos essa saia de tule e tcharã: tínhamos um macaquinho maravilhoso em evidência.

Ao contrário de muitos cerimonias, Maithê dançou antes das leituras de homenagens e tudo bem, mas se você também quiser um cronograma com esse formato.

E depois disso tudo, ainda tínhamos quase 1h30 de festa pra curtir! Foi espetacular!

Cerimonial de 15 anos: Como Organizar

Fotos: Pierre Cavalcanti e Leonardo Bentevengue


Por que agora que você já sabe como organizar a sua festa de 15 anos é só cair na balada! E aumente o som e leve seus convidados para a pista! Como vai ser sua festa de 15 anos? Conte pra gente!